Pode comentar, mas se preferir também pode enviar um e-mail para fbotto@yahoo.com(sem br!)

terça-feira, 14 de abril de 2015

Tia Zilda ainda vive


                Zilda Arns foi uma pessoa que marcou a vida de muitas pessoas. Muitas delas ainda bebês foram salvas por mãos amigas que operam verdadeiros milagres nas vidas do próximo a cada dia. Nos anos em que vivi em Angola, conheci algumas dessas pessoas e me envolvi com atividades das Pastorais da Criança e da Família. Sempre achei fantásticas as oportunidades de interação humana nesses projetos de responsabilidade social, ainda mais na África, que tinha todo um toque cultural nas explosões de cores, de emoções e de fatos pitorescos que merecem ser contados nas milhares de fotografias que conservo carinhosamente arquivadas. Isso tudo sem falar naquela misteriosa atmosfera de curiosidade recíproca que marcavam cada oportunidade de encontros, palestras, atendimentos e mesmo em situações informais de pura confraternização.

                Naquele ano de 2010 encontraria a dra Zilda em Angola. Já a conhecia em terras brasileiras, mas em Luanda não estivemos juntos. O destino decretou a sua convocação celestial frustrando uma aguardada agenda, enfim, a areia do tempo esvaiu-se precocemente nas ampulhetas de sua vida. E que vida!

                O que me motivou reativar esse blog foi um misto de acontecimentos recentes. Num deles, fiquei surpreso ao visitar o Memorial Zilda Arns em Curitiba e fiquei petrificado diante de uma foto dela segurando a pequena Clara em seus braços. Eu tenho guardada uma camiseta idêntica a aquela e espero que em breve ele faça parte do acervo do Memorial. Na verdade, aquela camiseta também tem uma história, que a conheço bem porque fiz parte dela. A Clara visitou a minha casa em Luanda, na companhia das irmãs Joceli e Isabel. Era um bebê lindo, com uma história absolutamente incrível. Indo para o epílogo sem desmerecer o prólogo e o logos, ela acabou sendo adotada legalmente por um casal de médicos italianos que prestavam serviços voluntários em Angola. Eles se apaixonaram por aquele sorriso que hoje tem 8 anos de idade e que ri à toa em terras italianas. A Clara faz judô, inglês, toca bateria, vai à escola, enfim, faz tudo aquilo que uma criança deveria ter: uma infância feliz.

                Quando levada para as irmãs da Pastoral por crianças de rua, numa situação de abandono, a menina contava com dois meses de idade e pesava um quilo e meio. Ficou um mês no hospital. A mãe da Clara, por surpreendente que pareça, a visitou algumas vezes, mas sem a intenção de tê-la sob seus cuidados maternos novamente. Ela sofria com o alcoolismo e sua saúde ficou comprometida seriamente depois de contrair HIV e de apanhar uma devastadora tuberculose. A mãe da pequena Clara faleceu há cerca de dois anos.

Missa em memória da dra Zilda em Angola
 
                No dia 13 de março de 2010 fizemos uma missa em homenagem póstuma à dra Zilda, na igreja Sagrada Família em Luanda. Na época escrevi um post nesse blog, com o título "Missa em memória da dra Zilda Arns em Luanda". As camisetas verdes e brancas das pessoas participantes possuem a foto dela segurando a pequena Clara.

                Esta é uma das tantas histórias de transformação que ouvi e vivi em Angola, terra que muito me ensinou e ensina até hoje. Tia Zilda, assim ficou registrado o sentido da palavra amor na memória ainda desprovida da fala de um bebê chamado Clara. Amor este que ficou como lição para inspirar as nossas intenções e as nossas ações.

*Fernando Botto é psicólogo, advogado e escritor.

Nenhum comentário:

Contador

Contador de visitas

Visitantes

Contador de acessos